top of page

Aprendizes avaliam Oficinas de Inglês como "Muito Bom e Bom" e CNA cria programa especial com bolsas

280 aprendizes AEHDA passaram pelos módulos básicos de janeiro a março de 2023 e 90% declararam-se muito satisfeitos com a oportunidade inovadora

Avaliação concedida pelos jovens motivou criação de programa especial denominado CNA Aprendiz

As oficinas aplicadas de 30 horas do curso para Incentivo ao aprendizado do idioma Inglês (saiba mais), realizadas em parceria com o CNA, envolveram aproximadamente 280 aprendizes AEHDA, que demonstraram um alto nível de satisfação, conforme apontou pesquisa realizada em março deste ano abrangendo 81,4% do público-alvo de usuários.


A média da reação obtida foi de 90% "Muito Bom" e "Bom" nos fatores envolvidos na realização do projeto (ver resultados detalhados ao final). Com perguntas dirigidas e respostas anônimas, que são obtidas sem identificação do respondente para que os jovens sintam-se mais livres ao avaliar, o método abordou a performance dos educadores, a importância da oficina na formação profissional, as técnicas e dinâmicas aplicadas e a infraestrutura disponibilizada pela entidade em conjunto com o CNA, além de um espaço para autoavaliação.


Engajamento Social na Parceria AEHDA e CNA


Nos meses que antecederam ao planejamento das oficinas, em 2022, e durante todo o processo de concretização no primeiro trimestre deste ano, as equipes locais do CNA se envolveram diariamente com as questões pedagógicas e sociais dedicadas aos jovens aprendizes da AEHDA, em sinergia com seus educadores, ao ponto de compreenderem de modo mais profundo a abrangência da missão da entidade AEHDA e criarem um projeto único para os jovens que puderem continuar se aperfeiçoando no segundo idioma.


O projeto chama-se CNA APRENDIZ® e consiste em permitir que esses jovens cursem, durante um ano, presencialmente, em aulas de 1h15 por semana, no CNA Araras, com acesso ao material didático impresso, portal do aluno, conversação online com professores em horário suplementar e atividades extras e eventos, com um custo diferenciado e bem reduzido em relação aos valores normais praticados em Araras. Ao término de cada módulo do CNA APRENDIZ® , cada jovem terá acesso à avaliação final com Certificação Internacional Cambridge, totalmente gratuita.


Para o Diretor Nacional de Educação do CNA Marcelo Barros, essa experiência com a AEHDA e o CNA de Araras abre uma janela de oportunidades para que ambas as missões das entidades sejam cumpridas visando o crescimento e alavancagem dos jovens envolvidos frente aos desafios do mercado de trabalho em constante evolução. "Dessa experiência inicial, começamos a desenvolver planos para levar esse projeto exitoso para outras cidades que tenham entidades sociais e com governança semelhantes à da AEHDA", comenta. "É uma parceria que nos orgulha a todos os envolvidos", finaliza.


Oportunidade de Ação Social Empresarial


Embora a manifestação de interesse e contratação dos cursos pelos jovens e seus familiares seja firmada diretamente entre os alunos e o CNA Araras, no intuito de fortalecer a iniciativa proposta pela escola de idiomas, a AEHDA iniciou uma campanha informativa junto aos empresários locais convidando-os a contribuir diretamente com os aprendizes interessados em continuar frequentando aulas de inglês mas que estão sem viabilidade econômica no momento.


Para o presidente da AEHDA Adilson Bonatto, a oportunidade pode gerar novos patrocínios e gerar estímulos aos jovens que buscam seu espaço num mundo cada vez mais estreito e globalizado. "Eu acredito que apoiar essa iniciativa é fundamental não só para os jovens que precisam dominar um segundo idioma. É uma via de mão dupla. Empresas que estiverem sensíveis a essa jornada, perceberão que, ao investir em novos talentos, vão melhorar a empregabilidade dos jovens e também serão protagonistas em elevar o profissionalismo no município", declara.


Jovens-destaque recebem Bolsa Integral e Parcial


Além da criação do programa CNA APRENDIZ®, ao término da primeira fase da parceria, a escola de idiomas contemplou uma jovem com bolsa 100% integral e outros 10 com bolsa parcial, para continuarem seus estudos de inglês na modalidade CNA Go, de março a setembro de 2023.


Um júri composto de profissionais do CNA e da AEHDA analisou critérios como melhor aproveitamento, índice de frequência, interesse nas atividades em sala de aula e questões socioeconômicas, criando um ranking dos contemplados.


Os jovens que usufruirão dessa oportunidade são:


Contemplados modalidade parcial CNA Go


  • Ana Clara Ricieri | Aprendiz Nestlé Brasil

  • Beatriz Danielle Alves | Aprendiz Sucorrico Citrus Industrial e Agrícola

  • Bianca Carolina Paula | Aprendiz Irmandade Santa Casa de Araras

  • Fabrício Daniel Borsonelli Correia | Aprendiz Itaúna Indústria de Papel

  • Samuel de Lima Cristo | Aprendiz Champion Projetos e Eqptos. Industriais

  • Júlia Lastória Cardoso | Aprendiz Via Sol Transportes Rodoviários

  • Marco Antônio Lima dos Reis | Aprendiz Associação Terras de Santa Olívia

  • Stefany Fernanda Vale | Aprendiz Dairy Partners Americas Brasil

  • Tamires Eduarda da Costa Melo | Aprendiz Fundação Hermínio Ometto

  • Wayner Pires de Moraes | Aprendiz Irmandade Santa Casa de Araras


Contemplada modalidade integral CNA


  • Gilderlaine Santana Santos | Aprendiz Usina Santa Lúcia

Giderlaine, ao centro, emocionada ao receber da Equipe de Referência AEHDA a notícia sobre a Bolsa Integral CNA , que vai ao encontro de um antigo sonho pessoal
Jovens aprendizes contemplados com bolsa parcial se matriculam no CNA de Araras e são recebidos pelas professoras de idiomas que atuaram três meses na AEHDA
 

Pesquisa de Satisfação com o Público-Alvo (Aprendizes AEHDA)




AEHDA: Mário Joanoni - MTb 025.546

Fotos: Milton Buzon e Arquivo AEHDA

109 visualizações0 comentário
whatsapp-logo-1.png
bottom of page