top of page

Jovens recebem consultor para aprenderem mais sobre fabricação

Atualizado: 22 de nov. de 2022


Início dos encontros no auditório da AEHDA

O consultor para Gestão da Qualidade Luiz Cláudio Ferreira, proprietário da Consultoria AJVC, juntou-se à equipe técnica de educadores da AEHDA nos meses de setembro, outubro e novembro deste ano para consolidar e deixar mais próximos da realidade de mercado os conteúdos ministrados no arco Auxiliar de Produção, que atende aos aprendizes e indústrias do município. Jovens que são contratados nesse segmento são maiores de 18 anos e interagem com processos fabris nas funções de alimentador de linha de produção, apontador de produção, inspetor de qualidade, almoxarife ou embalador à máquina.


Cláudio expôs as rotinas, técnicas, tendências, desafios e características do mundo da fabricação para duas turmas de jovens que participam de áreas produtivas, principalmente na indústria da alimentação. Também como parceria, capacitou os educadores sociais da AEHDA e disponibilizou material didático baseado em casos reais, com acervo de imagens e vídeos.


Os principais temas abordados durante os encontros foram:

  • Controle de Estoque;

  • Tipos e Etapas de Processo Produtivo;

  • Verificação, Avaliação e Correção de Produtos;

  • Controle da Garantia da Qualidade nos processos e subprocessos;

  • Equipamentos de Segurança;

  • Cultura Organizacional e postura profissional, dentre outros;


Para ele, a formação de profissionais deve levar em consideração as tecnologias e desafios modernos, mas sem abrir mão de conceitos tradicionais que nunca 'saem de moda'. "Comprometimento, empatia, espírito de equipe, ética, vontade de aprender e incluir a qualidade como meta pessoal de vida, e não apenas na profissão, devem ser estimulados para esse público de jovens, onde muitos deles serão talentos e lideranças onde quer que atuem", comenta.


Os educadores sociais da AEHDA também realizam visitas e reuniões frequentes com as empresas contratantes para estarem sempre sintonizados com as práticas e culturas de cada organização. Os jovens aprendizes, por sua vez, também têm oportunidade de receber na entidade muitos profissionais voluntários das empresas da cidade que vêm trazer seu conhecimento técnico e estratégico para ampliar sua visão sobre o mundo do trabalho.


AJVC - Técnico Químico e graduado em Biologia, o consultor Luiz Cláudio Ferreira detém 42 anos de experiência em indústrias de alimentos, quando liderou processos e equipes com maior trânsito na fabricação de iogurtes, açaí, polpas de frutas, mel, açúcares e líquidos invertidos e, mais recentemente, na área de cafés especiais. É auditor de qualidade credenciado pela Associação Brasileira de Controle de Qualidade e há quatro anos desenvolve parceria com a AEHDA.


Foto: Milton Buzon



Mário Joanoni - MTb 025.546

129 visualizações0 comentário
whatsapp-logo-1.png
bottom of page