top of page

A vida pede mais expressão

Aprendizes participam da primeira Exposição de Desenhos dos Aprendizes AEHDA

Aprendizes se concentram no hall da AEHDA para apreciarem os desenhos e aprovam iniciativa

Num mundo de intensa velocidade, de tecnologia desafiadora, de interações digitais, de encontros e rupturas e ainda abalado emocionalmente pelos reflexos da maior pandemia dos tempos modernos, a cultura e a expressão artística se tornam cada vez mais relevantes e necessárias como possibilidades de resgate do equilíbrio individual e coletivo.


Sendo também a arte uma alavanca especial de educação, de socialização e de ampliação dos potenciais criativos e cognitivos, os educadores sociais da AEHDA promoverão, a partir deste mês, vários espaços nos quais os jovens aprendizes que se qualificam na entidade poderão demonstrar suas habilidades artísticas, suas visões de mundo, emoções e sensibilidade sem se preocuparem com técnicas, com temas ou com regras rígidas. "Queremos que o jovem se expresse. Que fale ao mundo por meio da arte. Que saia de sua introspecção e mostre que tem muito dentro de si ", comenta a educadora social Dulce Gebara, idealizadora dos eventos.


A primeira oportunidade aconteceu na "Mostra de Desenhos" que iniciou na segunda quinzena de abril e vai até final de maio de 2023. A iniciativa já nasceu com participação espontânea de vários jovens, gerando um acervo (ver abaixo) de onze obras autorais executadas com técnicas mistas. Para conceituar seu desenho, cada participante fez um pequeno resumo do que o levou a tratar do tema. "As motivações são as mais variadas, como também são as surpresas que os jovens sempre trazem com sua originalidade.", comenta Elaine Reis, psicóloga organizacional da AEHDA.


Em breve, os aprendizes também mostrarão seu talento nas Mostras de Poesias e de Fotografias, alternativas planejadas para o segundo semestre deste ano.


Mundos íntimos repletos de emoções

Uma das artes que causou impacto foi a de Júlia Pereira da Silva, aprendiz varejista no Supermercado Copacabana, e que foi criada pela jovem a partir de uma reflexão de texto de Stephanie Krieger, psicóloga, onde ela resume que "Guardar as emoções significa não reconhecer as mesmas, e, portanto, não as manejar e possivelmente expressá-las de maneira inadequada. Uma vez que as emoções nos ajudam a avaliar alternativas, oferecendo motivação para mudar ou fazer algo, não reconhecê-las pode levar a comportamentos disfuncionais e expressões emocionais descabidas, como explosões de raiva e alto nível de ansiedade, prejudicando a nós e nossos relacionamentos. " A obra se chama "Não falar de alguma coisa não a torna menos real, a torna mais assustadora".


ACERVO DA I MOSTRA DE DESENHOS DOS APRENDIZES AEHDA

01 - Personagem Anime

Fabricio Daniel B. Correia

Aprendiz Itaúna

02 - Goleiro Weverton

Matheus Favetta

Aprendiz FHO

03 - High Monsters

Isadora Melão Trova

Aprendiz DPA

04 - Anatomya

Gabriel Cavalcante Ilek

Aprendiz Citrosuco

05 - Shoto Todoroki

Giuliana Gebara Bello

Ex-aprendiz DPA

06 - Kim Tae-Hyung

Maria Luiza Veiga da Costa

Aprendiz DPA

07 - Medusa

Miguel Augusto Gonçalves

Sucorrico

08 - Leão

Samuel de Lima Cristo

Aprendiz Champion

09 - Não Falar (...)

Júlia Pereira da Silva

Aprendiz Sup. Copacabana

10 - Máscara Shinigami

Juliana Barboza Vilassante

Aprendiz Nestlé

11 - Langa Hasegawa

Jhusa Salvador

Aprendiz MC Donalds

SERVIÇO

  • I MOSTRA DE DESENHOS DOS APRENDIZES AEHDA

  • 17 a 28/4/2023

  • 10h00 às 12h00 e 14h00 às 16h00

  • Entrada gratuita

  • Classificação livre.



AEHDA: Mário Joanoni - MTb 025.546

Fotos: Milton Buzon e Arquivo AEHDA

153 visualizações0 comentário
whatsapp-logo-1.png
bottom of page