top of page

AEHDA/FHO participam da 10ª Edição do Prêmio Cidade das Árvores

Atualizado: 22 de nov. de 2022


AEHDA e FHO distribuíram mudas desenvolvidas em seu projeto ambiental

A Câmara Municipal de Araras promoveu na última sexta-feira (10/6) a entrega do 10º Prêmio "Cidade das Árvores" de preservação ambiental em sessão solene. O evento ocorre sempre próximo à Semana Mundial do Meio Ambiente e, nesta edição, próximo da data em que Araras completou 120 anos da 1ª Festa das Árvores no Brasil, um marco ecológico datado de 6 de junho de 1902. Idealizada por Alberto Löfgren (cientista sueco, responsável pela difusão da necessidade de se instituir no País um evento anual dedicado ao culto das árvores), Coelho Netto (jornalista e principal propagandista da Festa), e João Pedro Cardoso (engenheiro e organizador da Festa em Araras), a primeira festa foi inspirada no Arbor Day, ação realizada nos Estados Unidos em 1872.


Conforme preconiza o Decreto Legislativo nº 6 de 9 de setembro de 2009, dentre todos os projetos inscritos, três foram selecionados pela comissão avaliadora composta pelos vereadores Manoel Oliveira dos Santos Filho e Elaine Maria Ferreira da Silva Brambilla, além do engenheiro florestal e professor da área ambiental da ETEC Prefeito Alberto Feres, Alceu Seixas Junior.


Os três melhores projetos escolhidos pela comissão foram:


  • Escola Estadual José Ometto localizada na Usina São João, que desenvolveu, neste ano de 2022, atividades com os alunos relacionadas à sustentabilidade, recuperação e preservação ambiental.

  • A empresa Tambores Araras que trabalha na recuperação de tambores, evitando que os mesmos sejam descartados de maneira irregular no meio ambiente. A empresa também realiza a lavagem da fumaça do forno antes de expelir na atmosfera, possui um circuito fechado de tratamento e reutilização da água, inclusive da chuva, e, os tambores, depois de recuperados são comercializados com empresa do ramo alimentício que utiliza para exportação de sucos e mel.

  • A Usina Santa Lúcia que prima pela preservação e manutenção do meio ambiente, não utilizando a prática da queima da palha e da cana de açúcar para fins de colheita, adota ações para que não ocorra a queima a céu aberto de qualquer subproduto da cana de açúcar, protege a mata ciliar das propriedades canavieiras, protege as nascentes de água das áreas rurais, adota práticas adequadas no descarte de embalagens vazias de agrotóxicos e otimiza a reciclagem e o reuso adequado dos resíduos gerados na produção de açúcar e etanol.

O objetivo do prêmio ‘Cidade das Árvores’ é despertar a atenção de todos sobre a importância do tema e, sobretudo enaltecer aqueles que se empenham na preservação, recuperação, proteção, conscientização e educação do meio ambiente.


A AEHDA e a FHO distribuíram mudas de árvores nativas aos presentes, geradas no seu projeto em parceria desenvolvido no Centro Ambiental Dr. Sérgio Roberto Ieda, na zona leste do munícipio (saiba mais). Em 2012, o Centro Ambiental foi premiado pelo seu histórico de preservação, reflorestamento e educação ambiental e, na edição de 2019, quando a concessionária de Energia Elétrica Elektro foi contemplada, sendo a entidade a principal parceira de sustentabilidade no desenvolvimento de mudas nativas com o Programa Meninos Ecológicos, cujo convênio perdurou de 2004 até 2018.


Diretoria e profissionais de ambas as entidades, AEHDA e FHO, estiveram presentes na sessão solene.


Adilson Bonatto, Presidente AEHDA, Vereadora Ana Júlia Casagrande, Raianny Hilk, Coordenadora do Centro Ambiental e Cristina Franchini, Coordenadora FHO.

Com informações da Câmara Municipal de Araras.




Mário Joanoni - MTb 025.546

5 visualizações0 comentário
whatsapp-logo-1.png
bottom of page