top of page

Palestra promove reflexões sobre combate ao racismo e valorização da identidade negra

AEHDA recebe educadora especializada para abordar temática essencial

Dani Costa e o Letramento Racial: maior consciência para combater o racismo estrutural e tornar a sociedade justa e solidária

Na última terça-feira (14), a AEHDA recebeu a educadora Daniele Cristine Dias da Costa para uma palestra intitulada "Identidade e Consciência Negra". O evento é parte das atividades do mês dedicado à reflexão sobre questões culturais, sociais e históricas relacionadas ao antirracismo e à valorização da identidade negra, culminando no Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, agora feriado oficial em todo o país. A expositora é licenciada em Química, pedagoga e pós-graduanda em História da África e Cultura Afro-brasileira, é presidente do Coletivo "Tia Ciata de Mulheres Pretas e Pardas", secretária do Conselho Municipal de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra e membro do Movimento Negro Unificado (MNU). Na sua adolescência, participou das atividades de formação proporcionadas pela AEHDA.


A palestra abordou temas cruciais como racismo, antirracismo, a situação dos negros após a abolição da escravidão, as diferenças entre raça negra e cor da pele (preto, negro, pardo), descendência racial e importância das políticas públicas e cotas raciais para reparação histórica. Segundo os organizadores, a apresentação proporcionou uma reflexão profunda sobre a identidade e a consciência negra no Brasil, destacando a importância do conhecimento histórico e cultural para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Segundo o último censo IBGE, 55,5% da população brasileira se identifica como preta ou parda.


Outros encontros com foco em "Letramento Racial" e temáticas similares serão organizados para abranger todos os usuários da entidade. A iniciativa e o apoio para a realização do evento partiram de Pérola Monteiro dos Santos Quintiliano, membro do Conselho Estadual da Condição Feminina e integrante do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, ativista do Movimento Negro Unificado de Conscientização, além de voluntária da AEHDA.


20 DE NOVEMBRO - DIA NACIONAL DE ZUMBI E DA CONSCIÊNCIA NEGRA


Monumento em homenagem a Zumbi dos Palmares, no Centro Histórico de Salvador, BA. Artista plástica: Márcia Magno

Desde 2023, com o decreto da Lei 14.759, o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, passou a ser oficialmente um Feriado Nacional. A data homenageia a memória de Zumbi dos Palmares, um dos líderes mais importantes da resistência negra à escravidão. Em Araras, a data era feriado municipal desde 2009. Para saber mais sobre celebrações em todo o país, acesse o hotsite do Ministério da Igualdade Social (link).


 

SITES ÚTEIS PARA ACOMPANHAR O TEMA E AS POLÍTICAS PÚBLICAS


  • Portal da Igualdade Racial (Governo Federal): Este site oferece informações sobre políticas públicas, projetos e iniciativas voltadas para a promoção da igualdade racial no Brasil. Você pode acessar o site aqui.


  • Conselho Nacional de Combate ao Racismo (CNCR): O CNCR é um órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública que trabalha na promoção da igualdade racial e no combate ao racismo. Mais informações estão disponíveis aqui.


  • Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra - Vinculado à Secretaria Municipal do Governo e das Relações Institucionais de Araras, SP. Link aqui!


 

AEHDA: Mário Joanoni - MTb 025.546. Com informações de Adriana Pellegrino, fotos: Milton Buzon e Wikimedia Commons



87 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


whatsapp-logo-1.png
bottom of page