top of page

Conselho Tutelar: Eleição acontece em 1º de outubro

Todos os eleitores ararenses podem participar das 8h às 17h nas escolas Cesário Coimbra e Justiniano

Acontece no dia 1º de outubro a eleição do Conselho Tutelar, das 8h às 17h, nas escolas estaduais “Dr. Cesário Coimbra” e “Coronel Justiniano Whitaker de Oliveira”. Veja aqui onde você pode votar.


Para participar do pleito basta apresentar o título de eleitor (ou E-título) e um documento original com foto (por exemplo, RG). O TCA (Serviço Municipal de Transportes Coletivos de Araras) vai disponibilizar ônibus gratuitos para a votação.


Conheça os candidatos


Para o mandato 2024/2028, 21 candidatos disputam a eleição. Você pode conhecer as propostas de cada um clicando aqui. “Os eleitores também devem acessar as redes sociais dos candidatos para conhecê-los melhor. A sociedade tem a obrigação de escolher bons conselheiros que vão zelar pelos direitos das crianças e adolescentes de Araras”, disse a presidente do COMDICAR (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Viviane Zanchetta.


Outras informações sobre a eleição podem ser obtidas pelo número de WhatsApp: (19) 99967-0515, pelo telefone (19) 3543-1700, pelo e-mail comdicar@araras.sp.gov.br ou pessoalmente na Secretaria Municipal de Assistência Social, localizada à Rua Treze de Maio, n.º 175, no Centro, das 8h às 16h, sem agendamento prévio.


Brasileiros elegerão 30.500 conselheiros tutelares em 1º de outubro

Função é garantir direitos dos cidadãos menores de 18 anos


Eleitores de todos os municípios brasileiros irão às urnas no dia 1º de outubro para escolher seus representantes nos 6.100 conselhos tutelares. Segundo o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, serão escolhidos 30.500 conselheiros entre os candidatos para os postos.


“Conselheiros e conselheiras tutelares são aquelas pessoas que participam diretamente da fiscalização de todo e qualquer direito de criança e adolescente que seja violado”, afirma o secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Cláudio Augusto Vieira da Silva.


Os conselhos tutelares, que existem há mais de três décadas, foram criados com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com a função de garantir o cumprimento dos direitos dos cidadãos com menos de 18 anos.


“A criação dos conselhos tutelares é uma resposta à necessidade de que houvesse representantes, em nível territorial, que pudesse não só proteger mas também pensar as demandas das crianças e adolescentes daquela região. É um mecanismo super importante para que, no dia a dia, ele possa estar zelando pelas crianças daquela região”, explica a pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Miriam Krenzinger, uma das coordenadoras do Observatório dos Conselhos.


As eleições são organizadas pelos conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente existentes em cada município, sob a fiscalização dos Ministérios Públicos (MPs).


Neste ano, pela primeira vez, serão usadas urnas eletrônicas em todo o território nacional. Os equipamentos serão emprestados pelos 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), que também treinarão os mesários e cederão suas listas de eleitores para as comissões eleitorais.


Com informações da SECOM | Prefeitura Municipal de Araras - SP e Agência Brasil - EBC

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


whatsapp-logo-1.png
bottom of page