top of page

Conexão França-Brasil: a arte do encontro de culturas

Jovens aprendizes da AEHDA trocam saberes com intercambista do Rotary Club

Nila, francesa, ao centro, e os jovens brasileiros. Culturas diferentes, desafios semelhantes

Há quase um ano, a jovem francesa Nila Bréan embarcou em uma aventura que mudaria sua vida para sempre: um intercâmbio no Brasil através do programa do Rotary Club de Araras. Desde então, a intercambista vem se enriquecendo com novas experiências, aprendizados e amizades na cidade de Araras, SP, onde permanecerá até junho deste ano.


O programa de intercâmbio proporcionou a Nila uma chance especial de desenvolver suas habilidades de liderança, explorar novas culturas e idiomas, e construir laços sociais com jovens de diferentes países. Essa imersão a torna uma verdadeira "cidadã global", pronta para enfrentar os desafios do mundo com uma visão mais ampla e enriquecida.

O casal Ederaldo e Maria Cristina recepcionaram Nila no aeroporto em 2023

Atualmente cursando o Ensino Médio na Escola INSA de Araras, Nila reside em casas de famílias rotarianas, o que a permite ter um contato ainda mais próximo com a cultura brasileira. Essa vivência autêntica a auxiliou a se integrar à comunidade local e a desenvolver seu português, abrindo portas para novas oportunidades e experiências.


Visita inspiradora à AEHDA


Como parte de seu intercâmbio, Nila visitou a AEHDA na semana passada (10/5) e participou de uma roda de conversa com os jovens aprendizes. Com seu sorriso contagiante e simpatia natural, expressou sua admiração pela instituição e pelos jovens, afirmando que a manhã será uma lembrança preciosa em sua vida. "Foi incrível conhecer os jovens e a instituição. Não imaginava que algo tão maravilhoso existisse", declarou.


O encontro na AEHDA foi enriquecedor para todos os envolvidos. Os educadores que acompanharam a visita destacaram que a experiência de Nila serviu de inspiração para os jovens, que puderam conhecer os desafios e as alegrias de um intercâmbio, como a saudade da família e amigos, mas também a oportunidade de aprender sobre diferentes culturas.


Comunicação sem barreiras


Apesar de já conseguir se comunicar razoavelmente bem em português, a visitante se sentiu grata por poder conversar em inglês fluente com o aprendiz Kayo Eduardo Bonato, já que depois da língua materna, é seu segundo idioma,


Sobre o Rotary Club


O Rotary Club é uma rede global de líderes comunitários que se unem para causar mudanças positivas em suas comunidades e no mundo. Através de projetos em áreas como alfabetização, paz, saúde e recursos hídricos, a organização busca criar um mundo melhor para todos.



Rotary Club em Araras


A cidade de Araras conta com três entidades rotarianas. Todas sem fins lucrativos:


  • Rotary Club de Araras

  • Rua Dr. Armando Salles de Oliveira, 105, Centro, fone: (19) 3351-1445


  • Rotary Club de Araras Alvorada

  • Rua Bolívia, 76, Vila Michelin, fone: (19) 99751-2664


  • Rotary Club de Araras Sul

  • Av. Thereza M. Michielon Pavan, 730, Jd. Portal do Parque, fone (19) 98245-4526


Saiba mais sobre o programa de intercâmbio clicando aqui!



AEHDA: Mário Joanoni - MTb 025.546

Fotos: Milton Buzon e Arquivo AEHDA

62 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


whatsapp-logo-1.png
bottom of page