top of page

Centro Social e Educacional Romana Ometto doa imóvel à AEHDA

Prédio no Centro de Araras abrigará novas iniciativas, respeitando

legado social e histórico de ambas as entidades

Fachada do patrimônio recebido pela AEHDA

Toda Organização Não Governamental (ONG) nasce de um sonho, idealismo e desejo de solucionar problemas que afetam a sociedade. Esse foi o impulso para a criação do Centro Social e Educacional Romana Ometto e da Associação de Educação do Homem de Amanhã (AEHDA), ambos fundados na década de 1960. Essas iniciativas, entre outras significativas para a cidade, geraram um impacto duradouro, transformando vidas e comunidades. Apesar de suas particularidades, essas instituições se destacaram ao longo das décadas em lutas e projetos comuns, voltados à defesa dos direitos humanos, sociais e educacionais, especialmente em favor das vozes cuja cidadania foi cerceada. Em um cenário desafiador, essas entidades não apenas sobreviveram, mas se adaptaram e se fortaleceram, permanecendo fiéis à sua missão de acolher, assistir, educar e transformar.


Nesse contexto de entrelaçamento de histórias de êxito, a AEHDA anunciou que, a partir da primeira quinzena de setembro de 2024, assumiu a posse do prédio localizado à Rua Emílio Ferreira, 291, no Centro, na condição de donatária. Este imóvel, que desde 1968 foi um ponto de sonhos e realizações, foi doado integralmente pelo Centro Social e Educacional Romana Ometto. “A decisão, de forma unânime pelas Irmãs Canossianas, associados e membros diretores do Centro, demonstra um comprometimento profundo com os princípios e estatutos da entidade doadora, bem como uma crença sólida na continuidade de um trabalho essencial para a alma da cidade”, declara Jamil Arivelto Salomão, presidente da entidade doadora.


O prédio, que abrigou diversos projetos educacionais e sociais foi nos últimos seis anos sede do Espaço Com-Viver, voltado ao atendimento de idosos. As atividades do Espaço Com-Viver foram encerradas recentemente, com todos os usuários sendo acolhidos pela Fundação Nossa Senhora do Patrocínio.

“Estamos honrados em assumir este patrimônio e dar continuidade ao trabalho realizado pelo Centro Social e Educacional Romana Ometto, com um olhar diferenciado, outros públicos, novas tecnologias e frentes de atuação, mas mantendo os propósitos comuns que sempre nos uniram. Nosso objetivo é continuar atendendo às necessidades da população de Araras em suas múltiplas complexidades”, afirma Adilson Bonatto, Presidente da AEHDA.


O Centro foi construído com o investimento filantrópico da Usina São João. “A doação do imóvel foi referendada pelos atuais proprietários da empresa, sucessores do Dr. Hermínio Ometto, que reconheceram na AEHDA a continuidade dos propósitos e ideais do filantropo que levantou a entidade”, ressalta Bonatto.

A nova unidade manterá o nome “Romana Ometto” e passará por manutenção e adaptação nos próximos meses. “Nossa iniciativa imediata será a expansão do Instituto AEHDA TEA+, que atende na Sede Casarão do Horto desde julho deste ano, e que passará a ter seu segundo espaço na nova unidade. Outros projetos já estão em fase de planejamento”, explica Adilson.


Em comunicado oficial, a AEHDA agradeceu a confiança de todas as partes envolvidas e reafirmou seu compromisso com a inclusão social, a formação cidadã e o desenvolvimento da população de Araras. Desde 1966, a entidade tem se dedicado a servir às causas importantes da comunidade, mantendo um histórico de comprometimento e responsabilidade social.

Gestores de ambas as entidades assinam Escritura de Doação do patrimônio. Da esquerda para direita, Antonio Garcia Júnior, 1º Tesoureiro, e Adilson Bonatto, Presidente, ambos da AEHDA; Irmã Honorífica Manoela Pereira Nunes, Gestora, e Jamil Arivelto Salomão, Presidente, representando o doador Centro Social e Educacional Romana Ometto.

A DÉCADA ILUMINADA PELA SOLIDARIEDADE | 1960


A década de 1960 foi um período de grande desenvolvimento e transformação para Araras, SP, marcado por solidariedade e inovação. A união das lideranças políticas em torno das Coligações mobilizou esforços coletivos em várias iniciativas voltadas para a população carente. Dezenas de organizações filantrópicas e assistenciais foram criadas, como a Associação Madalena de Canossa (1960), AEHDA (1966), o Berço da Fraternidade (1967), o Oratório São Luiz (1967), a OSAF (1968), o Centro Social e Educacional Romana Ometto (1968), a APAE (1969), e o Dispensário Frederico Ozanan (1971). Essas entidades se somaram a outras já existentes, como o Asilo Nossa Senhora do Patrocínio e o Sanatório Sayão, além de iniciativas solidárias como a Caravana Irmã Clélia (1953) e o Instituto de Difusão Espírita (1963), que passou a manter um albergue noturno para desabrigados.


CENTRO SOCIAL E EDUCACIONAL ROMANA OMETTO


Fundado em 1968, por iniciativa das Irmãs Canossianas e voluntários empreendedores, o Centro Social e Educacional Romana Ometto foi uma importante associação beneficente e filantrópica sem fins lucrativos, dedicada à educação e assistência social. Inicialmente criada como uma creche para crianças de três meses a sete anos, a instituição foi uma iniciativa de Hermínio Ometto e Dona Duse Rüegger Ometto, com apoio de familiares e beneméritos locais. Sob a direção da Irmã Marina Benelli (Canossianas), o Centro acolhia as crianças em regime de creche e oferecia orientações e cursos para mães, como corte e costura e economia doméstica. Em 1994, a associação passou a acolher e proteger meninas em situação de vulnerabilidade, encaminhadas pelo Conselho Tutelar e Poder Judiciário de Araras, tendo como objetivo a “formação do coração”, utilizando-se de métodos preventivos e promocionais preparando-as para o exercício da boa cidadania. Desde 2018, funcionava como um centro de atendimento diurno para idosos (CDI), oferecendo cuidados especiais e de saúde, prevenção do isolamento social e do abandono, através de atividades recreativas e oficinas culturais. Por todo o período, quantidade expressiva de voluntários doou o melhor de si nas consistentes realizações do Centro Social e Educacional Romana Ometto, tendo por princípios o respeito humano, a inclusão e o amor ao próximo tão necessários às vidas ali atendidas.


Com o encerramento de um ciclo e a recente decisão de dissolução, aprovada pela maioria dos associados, culminando no encerramento das atividades da associação, o Estatuto da entidade e a Lei 13.019/14 determinavam que o patrimônio líquido deveria ser transferido a outra entidade de igual natureza e com objetivos sociais semelhantes.

Em seus 58 anos de atividade, o Centro Social e Educacional Romana Ometto construiu um caminho transformador, marcado pela solidariedade.

IRMÃS CANOSSIANAS


Estátua de Santa Madalena de Canossa, uma líder religiosa italiana que inspirou a proteção e educação da infância desde o século XVII, fundando a Congregação das Filhas e dos Filhos da Caridade. A estátua está localizada em frente à Capela do Colégio das Madres Canossianas em Araras, SP.

As Irmãs Canossianas, da Congregação das Filhas da Caridade Canossianas, têm uma presença significativa em Araras desde a fundação do Colégio Monsenhor Quércia em 1960. Mantido pela Associação Madalena de Canossa, o colégio é reconhecido pela excelência pedagógica e pelo foco no desenvolvimento socioemocional dos alunos, privados ou bolsistas. Além da educação formal, as irmãs promovem retiros espirituais e participam ativamente da vida comunitária, auxiliando na Paróquia Bom Jesus e outras iniciativas locais. A sede das Irmãs Canossianas em Araras está localizada na Rua Henrique Dias, 405, Jardim Belvedere, servindo como centro de operações para suas atividades educacionais, sociais e religiosas na cidade. Sua dedicação junto ao Centro Social e Educacional Romana Ometto foi exemplar e se estenderá por outras iniciativas.


COMPLEXO AEHDA


No primeiro semestre deste ano, a AEHDA lançou o Instituto AEHDA TEA+, focado no atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista, já em plena atividade na Zona Leste de Araras. No eixo de Ecologia Social, a AEHDA apoia projetos e forma jovens como viveiristas, produzindo mudas nativas no Centro Ambiental Dr. Sérgio Roberto Ieda desde 2000. Na sede Administrativa e Unidade Cruzeiro, no Jardim Belvedere, a AEHDA oferece o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para adolescentes e suas famílias, além de qualificar aprendizes profissionais e integrar estagiários ao mercado de trabalho. Em 10 de agosto, Dia Internacional da Superdotação, a entidade anunciou o Instituto AEHDA SUPERDOTAÇÃO+, dedicado ao desenvolvimento de pessoas superdotadas, valorizando suas altas habilidades.


 

AEHDA: Mário Joanoni - MTb 025.546. Com fotos de Laisse Fernandez e arquivos Canossianas

70 visualizações0 comentário

Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
whatsapp-logo-1.png
bottom of page