Jovens tiveram contato com temas da Indústria 4.0, Arduino e Desenho 3D
Entre os dias 7 e 11 de outubro, os aprendizes da AEHDA participaram de mais um programa de extensão na Fundação Hermínio Ometto (FHO), no curso de Engenharia de Produção, onde tiveram a oportunidade de experimentar conceitos, técnicas e metodologias em duas áreas fundamentais para o desenvolvimento tecnológico e industrial, visando ampliar seu aprendizado lógico e crítico.
Explorando a Indústria 4.0: Aplicações de Automação com Arduino
Sob a orientação dos professores da FHO Amanda Prina de Oliveira, Marcus Vinicius Ataide e Daniel Augusto Pagi Ferreira, os aprendizes tiveram contato com aplicações práticas de automação utilizando a plataforma Arduino. Este curso proporcionou uma visão inicial das tecnologias emergentes que estão revolucionando a indústria, expandindo os horizontes dos alunos e sensibilizando-os para as demandas do mercado de trabalho moderno.
Segundo os profissionais da FHO, a introdução à automação com Arduino é importante para o desenvolvimento dos aprendizes, por promover habilidades práticas em programação e eletrônica, essenciais para a inovação e eficiência na indústria.
Concepção de Produto por Desenho 3D
Os professores Marcos Vieira de Albuquerque e Caio Von Zuben Peres conduziram as aulas de desenho 3D, onde os aprendizes puderam experimentar conceitos de design e engenharia para a criação de produtos. Esta atividade complementou o conhecimento teórico adquirido anteriormente, permitindo que os alunos desenvolvessem habilidades práticas em modelagem 3D, uma competência cada vez mais valorizada no mercado de trabalho.
A intenção dessa atividade é de estimular a criatividade, a percepção de detalhes e a capacidade de transformar ideias em projetos concretos, habilidades indispensáveis para todas as profissões.
A coordenadora pedagógica da AEHDA, Adriana Pellegrino, esclareceu que os alunos ficaram muito envolvidos com as aulas, destacando não apenas a relevância dos conteúdos abordados, mas também a didática diferenciada dos professores. "A experiência na FHO vem sendo muito enriquecedora, pois permite que eles apliquem na prática os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula. Esse conjunto de atividades os prepara de maneira mais eficaz para enfrentar as demandas e desafios tecnológicos das empresas onde trabalham.”, conclui.
AEHDA: Mário Joanoni - MTb 025.546. Com informações de Adriana Pellegrino e fotos de Milton Buzon
Comments