top of page

Acolhimento humanizado e transformação: INSTITUTO AEHDA TEA+ celebra primeiro mês de atividades

Unidade é sediada no Casarão do Horto e passou por investimento estrutural e tecnológico para suportar as atividades de apoio às pessoas com transtorno do espectro autista

Desde julho deste ano, quem visita ou é atendido pelo Instituto AEHDA TEA+, localizado na Unidade do Casarão do Horto, é surpreendido por um espaço bem cuidado de natureza exuberante. Tudo convida à harmonia. A vida agitada da cidade dá lugar a um bosque de grandes árvores, canto de pássaros e extensos campos verdes, com mata ciliar preservada e frescor silvestre. Um espetáculo à parte é o Casarão histórico do Horto, com sua imponente arquitetura colonial totalmente preservada, que remete a um tempo de atenção ao valor do acolhimento. Desde o primeiro contato, a equipe multidisciplinar oferece um atendimento com empatia, respeito aos desafios individuais e crença na superação humana, promovendo o bem-estar necessário a esses indivíduos, em um espaço que ganhou novas cores com a presença de seres excepcionais de todas as idades acompanhados de suas famílias.


Neste clima de celebração, o Instituto AEHDA TEA+, que foi lançado em 2 de abril deste ano, Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo, completou um mês de atendimento e serviços prestados nesta área, após a entidade adotar importantes investimentos estruturais e tecnológicos, em um prazo recorde.


“Queríamos que as pessoas, pacientes e profissionais, chegassem no espaço histórico preservado, mas com todas as necessidades modernas supridas, que vão desde as salas individualizadas até as redes de internet, os brinquedos nos espaços externos e as câmeras e equipes de vigilância”, esclarece Luciano Buzo, vice-presidente da AEHDA, que se incumbiu das reformas estruturais. “Contamos com o apoio de muitos profissionais do município em todas as áreas de conservação, arquitetura, eletricidade, hidráulica, revestimentos, decoração, e tudo somado à presença de muitos voluntários que se envolveram com a causa. É uma adaptação de várias mãos”, relembra Luciano.


A missão principal do Instituto é oferecer suporte integral e personalizado às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), promovendo seu desenvolvimento e bem-estar. Entre os serviços oferecidos estão intervenções terapêuticas, programas educacionais, apoio à família e programas de inclusão social. Cada intervenção é cuidadosamente personalizada para atender às necessidades individuais dos atendidos, garantindo a eficácia dos tratamentos.

A equipe do instituto é composta por profissionais altamente qualificados, incluindo psicólogos, terapeutas, fonoaudiólogos, educadores físicos, fisioterapeutas, psicopedagogos e neuropsicólogos. Esses especialistas utilizam metodologias baseadas em evidências científicas atuais e nas melhores práticas investigadas na meta do atendimento de excelência.


“Desde a inauguração, o Instituto tem recebido feedbacks extremamente positivos, especialmente de familiares, destacando o impacto significativo no desenvolvimento individual dos atendidos. Além disso, o AEHDA TEA+ possui parcerias estratégicas, como a Unimed Anhanguera, que contribuem para a qualidade dos serviços oferecidos”, explica Adilson Bonatto, presidente da AEHDA e empreendedor social. “Essas parcerias têm um impacto significativo na qualidade dos serviços de várias maneiras, incluindo o acesso a recursos especializados, capacitação e formação contínuas, ampliação da rede de suporte, desenvolvimento de programas integrados, inovação e melhoria contínua, além do fortalecimento da credibilidade e visibilidade”, conclui.

Capitão Odair Monteiro, 99 anos de idade, fundador da AEHDA e conselheiro emérito, em visita especial ao INSTITUTO AEHDA TEA+, acompanhado pelos empreendedores sociais Adilson Bonatto, presidente da AEHDA (ao centro), e Fernando Leite, ex-presidente da AEHDA e atual presidente da FHO.

Para Adilson, o histórico das décadas de atuação da AEHDA no município sustentou a credibilidade e apoio a mais esse importante projeto de iniciativa privada voltada ao interesse público e bem-estar dos cidadãos de Araras. “Vale ressaltar que utilizamos recursos próprios da entidade, obtidos em uma governança voluntária de muitos associados e conselheiros, totalmente transparente e equilibrada, que conta com a parceria de mais de 130 empresas de Araras que confiam na missão da entidade e contratam os serviços da AEHDA em áreas de capacitação de jovens para o mundo do trabalho, a quem muito agradecemos”, finaliza.


Na primeira fase de sua consolidação, o Instituto AEHDA TEA+ estará reservado para atendimento às operadoras de saúde do município, ofertando concomitantemente consultoria e propondo novas frentes de atuação para influenciar a cultura local, sempre respeitando a condição de cada pessoa e família nessa jornada desafiadora junto a seres excepcionais, plenos de valores de superação, esperança e autodeterminação.


Metodologia empregada


O Instituto AEHDA TEA+ se destaca pelo atendimento humanizado e personalizado a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Oferece uma ampla gama de terapias, incluindo neuropsicologia, psicologia, psicoterapia, ABA (Análise do Comportamento Aplicada), fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, psicopedagogia e neuropsicopedagogia. A fonoaudiologia facilita a comunicação de crianças e adultos, enquanto a fisioterapia melhora a coordenação motora. A terapia ocupacional ajuda nas atividades diárias e de lazer. A psicopedagogia e a neuropsicopedagogia abordam dificuldades de aprendizagem. O educador físico promove um estilo de vida ativo e saudável. A equipe é composta por profissionais qualificados que utilizam metodologias baseadas em evidências científicas. A infraestrutura é adaptada e equipada para garantir conforto e acessibilidade. Parcerias estratégicas, como com a Unimed, contribuem para a qualidade dos serviços. O instituto também realiza pesquisas para promover a autonomia dos usuários, especialmente nos casos de grau I.




2 de Abril | Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo


A AEHDA escolheu a data de 2 de abril de 2024 para o lançamento do Instituto AEHDA TEA+ por ser o “Dia Mundial de Conscientização do Autismo”, estabelecido pela ONU em 2007. Esta data é fundamental para aumentar a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e promover a inclusão e o respeito às pessoas com autismo. A escolha simboliza o compromisso do Instituto com a causa e a importância de um atendimento especializado e humanizado.


Eixos de Atuação do complexo organizacional AEHDA


No primeiro semestre deste ano, a AEHDA lançou o Instituto AEHDA TEA+, voltado para a atenção às pessoas com Transtorno do Espectro Autista. O atendimento já está em plena atividade, evoluindo nas parcerias e colhendo resultados surpreendentes na Unidade da Zona Leste da cidade (Casarão do Horto).


No eixo de Ecologia Social, a AEHDA apoia projetos, forma jovens na função de viveiristas e produz mudas nativas na sede do Centro Ambiental Dr. Sérgio Roberto Ieda, em parceria com o ITESP, na Zona Leste do município, desde 2000.


Na sua sede Administrativa e Unidade Cruzeiro, ambas no Bairro Jardim Belvedere, a AEHDA continua a atender adolescentes e seus familiares no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, promovendo cursos totalmente gratuitos aos usuários. Além disso, a entidade qualifica aprendizes profissionais e atua como agente de integração de estagiários para empresas que precisam cumprir suas cotas de ingresso de jovens no mercado de trabalho ou que desejam oferecer oportunidades de profissionalização a estudantes.


No Dia Internacional da Superdotação, celebrado mundialmente em 10 de agosto, a AEHDA teve o orgulho de anunciar outra grande novidade para o município: o lançamento do INSTITUTO AEHDA SUPERDOTAÇÃO+, que será dedicado exclusivamente ao acolhimento, desenvolvimento e fortalecimento das melhores práticas em apoio a pessoas superdotadas, proporcionando a elas um ambiente que valorize e potencialize suas altas habilidades.



Direitos do Autista


Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) têm diversos direitos garantidos por leis específicas. Alguns dos principais direitos incluem:


·         Prioridade no atendimento em serviços públicos e privados.

·         Acesso a serviços de saúde com diagnóstico precoce, tratamento, terapias e medicamentos pelo SUS.

·         Educação inclusiva e acesso ao ensino profissionalizante.

·         Acesso ao mercado de trabalho e à previdência social.

·         Benefícios assistenciais, como o BPC-LOAS.

·         Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), que garante atenção integral e prioridade no atendimento. A Carteira da Pessoa Autista é gratuita e pode ser solicitada online por meio do portal ciptea.sp.gov.br. Também pode ser requisitada presencialmente, nos mais de 240 postos de serviço eletrônico do Poupatempo, ou, ainda, em uma das 26 unidades físicas do Poupatempo distribuídas pela capital, interior e litoral do estado.

·         Isenção de impostos na compra de automóveis.

·         Gratuidade no transporte interestadual para pessoas com renda de até dois salários-mínimos.

·         Jornada de trabalho especial para pais de filhos com TEA que sejam servidores públicos federais.


Identificação | Fita Girassol


A Lei 14.624 formaliza o uso da fita de girassóis como símbolo nacional para identificar pessoas com deficiências ocultas, como surdez, autismo e deficiências cognitivas.  O uso é opcional e não substitui a apresentação de documentos comprobatórios.  A fita previne mal-entendidos e dá mais segurança aos usuários e atendentes.


Instituto AEHDA TEA+


  • Serviços oferecidos: Avaliação e acompanhamento individualizado; Programas de intervenção ABA personalizados; Terapia ocupacional, fisioterapia e fonoaudiologia especializadas em TEA; Suporte terapêutico integral para o desenvolvimento das habilidades sociais, cognitivas e motoras.

  • Endereço: Rua Orpheu Manenti 3.000 - Horto Florestal - 13.606-028 - Araras/SP Fone/WhatsApp: (19) 3132.0091 | Site: institutoaehdatea.org.br


 

Redação e Edição: Mário Joanoni | AEHDA | MTb 025.546 | mario@aehda.org.br

Fotos: Divulgação | Acervo próprio AEHDA

23 visualizações0 comentário

Comments


whatsapp-logo-1.png
bottom of page